gallery photo

Granola em Directo no Facebook!

Abril 25, 2020 by: Chez Sónia

Ontem, a convite da Patrícia Cheio, minha querida amiga e colega foodblogger do site Food With A Meaning, entrámos as duas em directo na rede social Facebook. O desafio foi lançado e eu aceitei com muito gosto.

Confesso que já tinha saudades da Patrícia e das nossas dinâmicas a 4 mãos: Festival Internacional de Óbidos (o nosso primeiro), vários Wine in Azores (Terceira e São Miguel), assim como um workshop de Tapas & Petiscos em São Miguel.

Foi um serão muito agradável, cheio de animação e uma audiência enorme. Esta dinâmica inovadora foi um sucesso, pois confeccionar a 4 mãos, num directo e à distância (eu em São Miguel, a Patrícia na Terceira) foi um desafio. Mas um desafio cheio de sabor e aromas!

Eu confeccionei granola e a Patrícia confeccionou 3 smoothies.

 

Granola caseira

(esta é a base da nossa granola)

180g de flocos de aveia

200g de frutos secos (a combinação é a gosto de cada um – amêndoas, nozes, cajus, avelãs…) – Misture vários frutos ou faça só com uma variedade. Escolha o que mais agradar.

180g de mel

1 fio de azeite (ou óleo de côco)

Ligue o forno a 160ºC.

Leve ao lume num tachinho o mel com o azeite. Lume muito baixo. Não precisa ferver. Simplesmente para deixar o mel mais escorregadio.

Pique os frutos secos a gosto. Coloque numa taça e envolva com os flocos de aveia.

Junte o mel e volte a envolver.

Nesta fase pode adicionar sementes a gosto (de girassol, de abóbora… de sésamo não porque queimam muito rapidamente e chia também não pois a chia é uma semente que precisa de hidratação).

Igualmente nesta fase pode adicionar extracto de baunilha caseiro. Receita AQUI.

Após envolver tudo muito bem, forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal e estenda uma camada bem fina da sua granola (ou num tapete de silicone).

Leve ao forno pré-aquecido durante 10 minutos.

Após esse tempo, retire e com muito cuidado mexa para que a sua granola fique uniformemente torrada. Nesta fase pode adicionar sementes de sésamo ou fruta seca (passas, arandos vermelhos, alperces secos…)

Leve novamente ao forno durante mais 5 minutos ou até a granola tostar a seu gosto.

Após esse tempo, retire do forno. Pode deixar como está e deixar arrefecer por completo sem mexer em cima do tabuleiro ou nesta fase pode adicionar à sua receita base os mais diversos ingrediente:

  • canela; cacau em pó; nibs de cacau; lascas de côco torradas; raspa de laranja; raspas de chocolate negro…

Caso adicione algum destes ingredientes, então volte a envolver tudo muito bem e deixe arrefecer por completo. Armazene num frasco que vede bem (de preferência com borracha na tampa) ou em caixas que fechem hermeticamente.

Pode consumir a sua granola com bebidas vegetais, leite de origem animal, kefir, smoothies, gelados, iogurtes de origem animal ou vegetal, como topping na gelatina de iogurte* ou outra sobremesa, panquecas ou crepes, pode comer tipo pipoca, ou numa taça com salada de frutas… Fica perfeito com morangos e vinagre balsâmico (receita AQUI).

 

Notas & Dicas:

  • No final, quanto mais mexer na granola, menos “aglomerada” ela fica, ou seja, fica super solta, não fica com aqueles torrões deliciosos.
  • Pode adicionar menos mel ou ainda pode substituir por xarope de ácer 100%.
  • Experimente esmagar uma banana ou duas e envolver na granola antes de ir ao forno, caso queira fugir ao mel.
  • Há relatos de que podemos também adicionar sumo de laranja antes de ir ao forno, para dar um toque mais doce, assim como polpa de maçã ou pedaços pequenos de maçã.
  • Pode fazer barras de cereais com esta mistura de granola
  • Pode duplicar ou triplicar esta receita (caso o tamanho do seu forno permita). Mas caso faça só uma dose, pode igualmente repartir em 3 ou 4 doses pequenas da receita base e em cada uma depois adicionar ingredientes finais diferentes.
  • *Sirva com iogurte grego natural (sem açúcar). Escolha o que é Português. Temos que colocar a nossa economia a mexer. A marca Yoçor é uma marca nossa e tem o melhor iogurte grego do mercado! Na sua composição NÃO tem nata, mas tem uma consistência super cremosa, igual a um iogurte grego. E lembre-se: a receita original de iogurte grego não leva nata…!

 

20200424_230006_wm

 

Um pouco da história da granola

Granola, ou “Granula” como inicialmente foi chamado, era uma mistura de cereais, frutos secos, açúcar mascavado e sementes. E remonta ao ano de 1863, em que um médico americano de nome James Caleb Jackson, decide criar esta mistura pois acreditava que todos os males vinham do estômago. E ao administrar esta mistura aos seus pacientes, eles iriam comer algo saudável.

Mas infelizmente esta mistura não se tornou um êxito imediato. Pois só era comestível após 24h de molho em leite… Mas o primeiro passo para a nossa famosa granola, está dado.

Na mesma altura, outro médico americano, John Harvey Kellogg, decide também criar uma mistura semelhante, com milho, aveia e farinha de trigo. Chamou-lhe de “granola” em vez de “granula” depois de ter sido acusado de plágio gastronómico por James Jackson.

Mas, em 1889, Kellogg já vendia toneladas de granola por semana. Depois da granola, apareceram os tão famosos flocos de cereais que tão bem conhecemos e formou um verdadeiro império.

Infelizmente, com a comercialização dos cereais industrializados e açucarados, o consumo da granola caiu em desuso. Só voltou a ser ressuscitada nos finais dos anos 60 (um revivalismo saudável) pelas mãos de Layton Gentry, que criou uma granola com flocos de aveia, gérmen de trigo e sementes de sésamo.

A ideia tornou-se milionária e rapidamente encheu prateleiras de supermercados.

(história encontrada na internet)

 

Com esta história, fica a reflexão:

  • “Todos os males vinham do estômago” dizia James Jackson. E eu digo: nós somos o que comemos. Uma boa alimentação é a base de tudo.
  • Infelizmente o açúcar, já na altura, prevalecia na sociedade. Por isso, o açúcar é um vício, é uma droga… temos que ser o mais moderados possível.
  • Nada como fazermos a  nossa própria granola. Os seus filhos vão gostar muito mais e largar esses cereais cheios de açúcar e industrializados. E acredite, vai tornar-se um vício aí em casa!

 

Agradecemos imenso terem estado desse lado, connosco, num serão muito agradável cheio de aprendizagens e boa disposição. Contamos com as vossas criações. Eu e a Patrícia iremos ter muito gosto em ver as vossas receitas inspiradas no nosso directo.

Receita da Patrícia AQUI.

Deixo o vídeo para ver ou rever as nossas receitas ao vivo.

Comentários

0 Comments

Add a comment

Newsletter

Receba novidades no seu email! Grátis :)

Desejo receber notícias
Aceito os termos, condicoes e a política de privacidade