gallery photo

Nova Rubrica “Entre Tachos & Panelas” – A Páscoa!

Março 26, 2018 by: Chez Sónia À La Carte ,Carne ,Doces ,Entradas & Petiscos ,Jornal ,Lanche ,Páscoa

Páscoa!

– Festa em Família –

2018-03-26 10.59.02-3

Esta época festiva que se aproxima é mais um motivo para chamar a família a sentar-se à mesa para conviver e passar bons momentos juntos. O domingo de Páscoa é dia de festa para os cristãos e é um excelente motivo para ir para a cozinha e fazer belas iguarias para impressionar os seus convidados.

As receitas que apresento hoje na rubrica são ideias fáceis, que podem envolver as crianças a participar e assim passar momentos alegres à volta dos tachos e panelas!

Bruschettas de brie, presunto e mel

Sendo um dia de festa, há que receber os nossos convidados com pompa e circunstância! E nada como umas belas bruschettas super simples de confeccionar.

Bruschetta não é mais do que uma fatia de pão onde podemos “inventar” o que colocar por cima.

Estas são feitas com baguete cortada em fatias na diagonal.

Depois é só colocar meia fatia de presunto, um pedacinho de queijo brie e levar ao forno, a gratinar, cerca de 5 min a 180ºC (conforme os fornos).

Por fim, retire e coloque meia noz, um fio de mel e funcho.

Mais rápido é quase impossível!

2015-03-11 20.05.56 

Ovos de salmão recheados

Comece por forrar com fatias de salmão fumado uma forma de silicone com formato oval. Faça-o de maneira a que fique umas pontas de salmão de fora da forma para que depois ao rechear consiga fechar. Reserve.

Misture numa taça, uma embalagem de queijo creme com meio sumo de limão e hortelã picadinha. Tempere com pimenta e envolva tudo muito bem. Pode fazer esta mistura com antecedência e conservar no frigorífico.

Encha as formas onde está o salmão e tape com as pontas de deixou de fora da forma.

Aperte bem para que fique tudo muito bem compactado dentro das formas.

Leve mais um pouco ao frio e sirva estes ovinhos deliciosos no seu ninho, numa salada criativa, com cebolinho fresco cortado na hora.

DICA: Pode fazer esta versão com fiambre ou carnes frias fatiadas (paio, presunto…)

2018-03-02 21.29.12

Ninho da Páscoa

Podemos impressionar ao ter na nossa mesa um belo ninho da Páscoa. E é tão fácil! Os miúdos (e graúdos) vão adorar! É um bolo de laranja com ganache de chocolate coberto com fios de ovos.

Junte uma caneca de açúcar com 4 gemas. Bata bem.

Adicione raspa de 1 laranja, o sumo da laranja, uma chávena de café de óleo e continue a bater. Eu gosto de adicionar ainda 50ml de licor de laranja café (receita AQUI) mas é dispensável, e uma colher de sopa de extracto de baunilha caseiro (receita AQUI). Envolva tudo muito bem.

No fim adicione uma caneca de farinha peneirada e uma colher de chá de fermento. Misture tudo muito bem. Bata as claras em castelo e envolva-as no preparado delicadamente.

Leve ao forno numa forma com buraco, devidamente untada a 180/200ºC cerca de 20 a 30 min. Antes de o tirar faça o teste do palito.

Assim que sair do forno, regue com o sumo de mais uma ou duas laranjas. Deixa-se arrefecer dentro da forma e só depois desenforme.

Entretanto faça a ganache:

Utilize um pacote de natas (200 ml) e uma tablete de chocolate negro (200 g). Escolha sempre chocolate com 70% de cacau no mínimo.

Primeiro ferva as natas. Coloque o chocolate partido aos bocados pequenos numa taça que aguente o quente e verta as natas. Aguarde 5 minutos para que o chocolate fique todo com a mesma temperatura e mexa até incorporar bem. Quanto mais mexer mais brilhante fica.

Deixe arrefecer um pouco. Para melhores resultados a nível visual, o bolo tem que ser virado ao contrário, de “cabeça para baixo”. Agora sim, cubra o bolo. Não precisa usar a ganache toda. Provavelmente irá sobrar. Por fim decore com fios de ovos a gosto e com amêndoas e/ou ovinhos de chocolate, no meio do buraco do bolo, a imitar o ninho. Não se esqueça dos pintainhos!

2018-03-30 14.30.48

2018-03-30 14.31.57

Mais ideias para a Páscoa:

  • Caldeirada de cabrito (receita AQUI)

Não perca a rubrica “Entre Tachos & Panelas” da próxima semana! Vamos começar a dar ideias de receitas primaveris.

Comentários

0 Comments

Add a comment