gallery photo

Nova Rubrica “Entre Tachos & Panelas” – As Massas!

Fevereiro 20, 2018 by: Chez Sónia À La Carte ,Jornal ,Massa

As massas!

– Do Esparguete ao Macarrão –

Pensa-se que as massas alimentícias surgiram com a descoberta do fogo, quando os povos ancestrais começaram a cozer em água os grãos de cereais moídos, produzindo uma massa farinhenta. Mais tarde, os chineses e árabes passaram a espalmar, cortar e cozinhar a massa obtida a partir dos cereais. Reza a lenda que a massa foi introduzida na Europa por Marco Polo, aquando as suas viagens pela Ásia.

Hoje em dia, devido à questão do glúten, as massas são vistas como inimigas na alimentação. No entanto existe já no mercado uma variedade enorme de opções sem glúten: massa de arroz, de milho, de trigo sarraceno… Para quem não tem problemas com o glúten, existe também opções mais saudáveis: as massas integrais.

Há massas com sabores e cores (verde – espinafres, vermelho – tomate ou picante, preto – tinta de choco, noodles – massa chinesa) assim como as mais diversas formas e feitios.

Sem dúvida que uma receita com massa (ou esparguete) é um dos pratos mais versáteis que temos na culinária (tal e qual como o bacalhau – existe 1001 receitas!).

Basta usar um pouco a imaginação e pensar “fora da caixa”! A massa não se come só cozida a acompanhar uma carne… Ou um esparguete à bolonhesa. Um prato de massa vai muito mais além e com isso temos tudo o que necessitamos: fibra, proteína, hidratos de carbono, vitaminas. Podemos incluir frutas, vegetais e legumes para assim ficarmos com uma refeição completa.

Colourful Noodles

Ou como quem diz: Noodles coloridos e nada enfadonhos ao olhar e ao paladar!

Tão simples quanto cozer os noodles conforme indica a embalagem, e enquanto isso, num wok ou frigideira, saltear legumes que tenha no frigorífico – cenouras, courgetes, tempere com muito pouco sal, coloque os noodles já cozidos, atum, rúcula, cebolinho e tempere com molho de soja e um fio de azeite. Termine com cramberies (arandos). Envolva bem e está pronto! Sabe tão bem… E podemos variar colocando aproveitamentos de carne ou de peixe e/ou outros verdes que tenhamos, assim como a fruta seca. Muito versátil!

2016-06-30-13.58.42

Melanzane Pasta

Melanzane significa beringela. É um prato onde a beringela predomina. Mas desengane-se quem diz que não gosta de beringela, por isso não vai gostar deste prato! Pelo contrário! Vai adorar e nem vai notar que está a comer este ingrediente.

Numa frigideira refogue uma cebola picada com azeite e uma noz de manteiga, junte uma beringela cortada em cubos pequenos e uma embalagem de bacon em tirinhas. Tempere com muito pouco sal, pimenta e uma colherinha de açúcar e deixe refogar por 10 min.

Junte agora um dente de alho picado e cerca de 3 colheres de sopa de tomate pelado cortado em pedaços e assim deixe estufar enquanto coze a massa.

Uns minutos antes de estar pronto, coloque um molho de espinafres no estufado de legumes e deixe por 3 min. Depois coloque a massa e envolva devagar, para não amassar muito.

No fim adicione um queijo mozarella cortado aos bocadinhos e queijo parmesão ralado q.b..

Dê mais uma volta no tacho devagar, só mesmo para envolver e serva de imediato.

Já no prato disponha por cima mais queijo ralado e azeitonas.

Um prato cheio de sabores mediterrâneos!

CIMG1249 - Melanzana Pasta

Massa com abóbora assada

Comece por preparar a abóbora, cortando-a e pincelando-a com um molho que é feito no almofariz, com azeite, sal, coentros, salsa, noz-moscada, orégãos, louro, pimenta, açafroa, alho e uns pingos de vinagre (também pode fazer com vinagre balsâmico).

Depois introduza no forno e asse durante cerca de 30 min. a 200ºC.

Após estar assada tire a casca e corte-a do tamanho que quiser.

O resto é fácil! Coloque numa frigideira um fio de azeite, beringela, tomate cherry (pode introduzir cogumelos), deixe saltear por uns minutos e por fim coloque massa cozida e a abóbora.

Mais uma receita muito versátil pois pode variar nos legumes/vegetais e ainda introduzir algum aproveitamento de carne ou peixe ou até mesmo um ovo escalfado/estrelado/cozido, conforme o gosto.

CIMG7912 - Abóbora Assada com Massa

Gratinado de atum

Para quando temos pressa e temos que nos despachar, eis que um gratinado é sempre uma solução.

Ter pressa não é sinónimo de comer mal, por isso este prato enche-me as medidas!

Coza macarrão num tacho com água e sal.

Enquanto isso, numa frigideira, derreta uma colher de sopa de manteiga e um fio de azeite, e refogue uma cebola, e quando ficar translúcida, adicione dois tomates maduros. Deixe amolecer e introduza uma lata de atum e envolva.

Para dar mais consistência, adicione uma colher de sopa de farinha e duas conchas de água de cozer o macarrão. Envolva bem e assim que o macarrão estiver cozido, introduza no molho. Volte a envolver tudo muito bem e transfira para uma travessa de ir ao forno. Polvilhe com queijo da ilha ralado e leve ao forno, só para gratinar o queijo. Termine com cebolinho.

Simples e muito saboroso.

IMG_20160110_140920

Veja outras receitas:

Créditos da história sobre as massas: Internet

Não perca a rubrica “Entre Tachos & Panelas” da próxima semana! Vamos falar sobre pão.

Comentários

0 Comments

Add a comment