gallery photo

Salada de Lulas e Chouriço e uma parceria!

Maio 5, 2016 by: Chez Sónia À La Carte ,marisco ,Peixe ,Saudável

Foi uma honra e um enorme prazer que recebi o convite da Aupper – uma empresa Portuguesa que trabalha no sector editorial desenvolvendo obras sobre os mais
diversos aspectos da vida Portuguesa, para confeccionar uma receita dos seus fantásticos fascículos.

O desafio que me foi proposto, passou pela escolha de uma das receitas que existem nos fascículos sobre culinária do nosso país e a partir daí confeccioná-la ao meu gosto, seguindo a receita ou dando o meu toque pessoal.

A pré-selecção de receitas da Aupper era bastante boa, difícil de escolher, com pratos típicos da nossa Gastronomia, mas decidi por uma Salada de Lulas com Chouriço.

Claro que quem me conhece sabe que normalmente dou sempre o meu toque às receitas e esta não foi excepção. E mais uma vez incentivo a quem cozinha para o fazerem. Não só o prato fica sempre ao nosso gosto, como também é uma forma de terapia! E é tão bom sermos criativos e soltarmos a imaginação na cozinha…!

O fascículo “Arte da Cozinha – Peixes e Mariscos” chegou até mim e foi com um grande entusiasmo que o desfolhei do princípio ao fim!

A receita dita:

8 lulas pequenas

1 chouriço

1 endivia (escarola)

7 colheres de azeite

1 limão

Sal

Confecção:

Limpar as lulas interiormente e a zona dos tentáculos também, deixando-as com a sua pele exterior se forem pequenas.

Saltear numa frigideira com uma colher de azeite e uma pitada de sal em lume forte durante 2 minutos até que estejam amolecidas.

Numa caçarola colocar água, quando ferver colocar o chouriço e cozer em lume forte até que este esteja tenro, tirar da água e cortar em rodelas.

Apresentar a salada colocando rodelas de chouriço, as lulas salteadas por cima e umas folhas de endivia (escarola). Temperar com sal, azeite e sumo de limão.

A minha versão:

8 lulas pequenas

1 chouriço

1 batata doce média

1 endivia (escarola)

7 colheres de azeite

1 limão

Sal

Salsa

Confecção:

Numa caçarola, colocar água, deixar ferver, e introduzir o chouriço, as lulas com os tentáculos, 1 batata doce com casca cortada em pedaços e sal.

Deixar cozinhar cerca de 20 minutos (ou até a batata estar tenra, mas não a desfazer).

Numa frigideira, colocar um fio de azeite, saltear o chouriço em rodelas, as lulas em aros e a batata doce. Terminar com salsa e umas gotas de limão.

No empratamento usei folhas de endivia (como se fossem uns barquinhos) e enchi com o preparado.

A água onde coze o chouriço, as lulas e a batata, é para guardar e fazer um arroz, por exemplo, o arroz com ameijoas, como sugere o fascículo “Arte da Cozinha – Peixes e Mariscos” da Aupper.

Uma salada fresca, leve e com produtos portugueses.

Desafio a experimentarem pois não se irão arrepender! Divinal! E o resto das receitas? São de babar!!

A Aupper é uma editora de marketing directo. Desde 2007, que esta empresa sediada em Lisboa, no Porto e em Palmela tem consolidado a presença das suas obras junto das famílias portuguesas. Actualmente, oito vastas colecções de cultural geral podem estar em sua casa – uma delas é Arte da Cozinha e inspira esta receita.

Aupper-salada-de-lulas-e-chourico1

Aupper-salada-de-lulas-e-chourico2

Aupper-salada-de-lulas-e-chourico3

Aupper-salada-de-lulas-e-chourico4

Aupper-salada-de-lulas-e-chourico5

Comentários

0 Comments

Add a comment

Newsletter

Receba novidades no seu email! Grátis :)