20180215_213040

Foodie | Õtaka – Cozinha Nikkei – Uma Experiência Gastronómica diferente na Ilha de São Miguel

16 de Fevereiro, 2018

“Õtaka, sabores Japoneses com toques Sul Americanos –

O restaurante Õtaka foi inaugurado em Ponta Delgada, Açores. Tem uma proposta gastronómica focada na fusão dos sabores da culinária japonesa e sul americana, mais conhecida como Cozinha Nikkei.
​Com um ambiente moderno, intimista e acolhedor, tem o intuito de proporcionar experiências e momentos de prazer a quem nos visita.”

Foi com grande entusiasmo e satisfação que recebi esta notícia, que iria abrir uma cozinha de fusão na Ilha de São Miguel!

O meu gosto pela culinária está de tal forma, que qualquer notícia deste género deixa-me em pulgas!

E hoje foi o dia!

Estou sem palavras perante a experiência gastronómica que me proporcionaram no Õtaka.

Restaurante que prima pela partilha, com menus de degustação para todos os gostos ou simplesmente à carta, tem um serviço 5 estrelas, desde os empregados de mesa, à qualidade da comida servida.
Finalmente uma lufada de ar fresco em São Miguel. Até ontem, para ter uma experiência deste género, tinha que sair da Ilha. Mas agora basta ir até ao coração de Ponta Delgada.

Muito bem situado, de salientar os traços antigos que foram mantidos no interior do restaurante, ambiente calmo, acolhedor, minimalista mas com muita expressão na decoração e uma fusão gastronómica transcendente. Pois para além da cozinha Peruana com a Japonesa, também encontramos sabores dos Açores: como o nosso belo pescado e os legumes sempre frescos.

20180215_195503

20180215_195454

O serviço é muito eficiente, não peca em nada, cozinha aberta, quem nos atendeu soube “vender” o menu (algo que é muito difícil de se conseguir por cá… não há um casamento perfeito de serviço de mesa e chef de cozinha…) e uma simpatia impressionante! E aqui que ninguém nos ouve e lê, não é preciso ter cursos de hotelaria para fazer um atendimento de mesa como aquele que fomos brindados!! Basta AMOR PELA CAMISOLA!! Sim, amor pelo que se faz! Quando temos mesmo paixão e gostamos mesmo do que fazemos… temos atendimentos assim, como no Õtaka!

20180215_210846

20180215_210853

Tive o prazer de degustar:

  • Como couvert – Feijão de Soja com flor de sal (simples mas de lamber os dedos) algo leve para começar e abrir o apetite!

20180215_194017

  • Entradas quentes e frias – Sopa de Miso (faltava mexer, mas penso que era tofu que tinha no fundo – quentinha e bem reconfortante, cheia de sabores asiáticos) e Tataki de Atum fumado com jalapeño ponzu (belíssimas fatias do nosso atum e sementes de sésamo, com o toque suave do jalapeño)

20180215_194552

  • Tempura de camarão com maionese picante e yuzu (camarão crocante, envolto numa suave e macia maionese levemente picante com o toque transcendente do citrino limão japonês – uma entrada divinal que é difícil parar de comer… como toque pessoal, deixo a dica que – para além de ter adorado assim – ficava ainda mais interessante a maionese vir à parte e cada pessoa colocava a quantidade que desejava.)

20180215_200107

  • Prato principal – Black Cod (uma generosa posta de bacalhau gentilmente cozinhada ao ponto de se desfazer em lascas, macio e cheio de sabores asiáticos, agridoce e o gengibre, essencial para limpar o palato)

20180215_202000

20180215_202116

  • Frango tatsuta age com molho teriaki e mix de legumes e cogumelos (surpreendentemente crocante, agridoce e uma combinação de variados vegetais e legumes frescos – um prato que dá na perfeição para duas pessoas)

20180215_202019

  • Sobremesa & Digestivo – Cheesecake com sorbet de maracujá (um sublime cheesecake que encerrou esta experiência gastronómica com chave de ouro – na minha opinião pessoal, gostava de sentir mais o sabor do limão no sorbet do que de maracujá, mas no entanto gostei imenso pois é algo nosso – e a camada crocante por cima do cheesecake é algo transcendente! Dá um toque bem diferente à sobremesa. Para digestivo pedimos um saké aquecido. Maravilhoso…)

20180215_205940

Simplesmente adorei, e voltarei sem dúvida! Pois para mim Japonês era até hoje sinónimo de Sushi. Grata por mostrarem-me o outro lado!

Recomendo, pois!! Quem queira experimentar coisas diferentes e com um serviço irrepreensível, eis o sítio certo!!

Õtaka no Facebook

Muitos parabéns, grande equipa, (serviço de mesa excepcional, o melhor que já vi até agora…!!) e muito, mas MESMO muito sucesso neste longo caminho que têm pela frente. Tudo a correr bem e MI AGUARDEM que eu voltarei 😀

Comentários