Tem um nome pomposo e parece complicado, mas não é.
É uma excelente e deliciosa forma de comer a barriga de atum, que muitos são sabem como aproveitar.
- Prepare a barriga de atum. Esta tem uma película fina, que tem que se retirar e também a pele. Pique depois muito bem. Reserve.
- Pique 1 cebola e coloque num tachinho, com manteiga suficiente para cobrir a cebola. Deixe refogar lentamente.
- Após a cebola estar macia, adicione a barriga de atum picada que reservou. Deixe cozinhar.
- Corte fatias finas de alho e palitos finos e pequenos de gengibre sem casca. Leve levemente a fritar (fritei em azeite e reservei esse azeite aromatizado). Cuidado para não queimar. Reserve.
- Num tachinho à parte, coloque cerca de meia colher de sopa de pasta de Tom Yum(*) e meia colher de sopa de azeite (usei o que fritou o alho e o gengibre) assim como 1/3 da lata de leite de côco. Deixe cozinhar e reduzir para ficar um molho grosso.
- Entretanto a barriga de atum já deve estar cozinhada; triture com a varinha mágica para obter uma textura cremosa e aveludada.
- Não se esqueça de selar os bifes de atum em azeite, que foram temperados de sal, pimenta e cobertos com algumas sementes de sésamo.
- Para servir o prato, coloque o molho de Tom Yum, algumas folhas de coentros por cima do molho, os bifes de atum, a maionese de barriga de atum e não esquecer do crocante de alho e gengibre.
(*)Para fazer a pasta de Tom Yum (versão minha):
Misture raspa e sumo de 1 lima, 1 dente de alho triturado, coentros picados a gosto, gengibre ralado, erva príncipe picada (a parte mais dura da erva), 1 piri-piri picado, molho de soja e cerca de meia colher de chá de açúcar amarelo. Triture tudo num almofariz ou num robot de cozinha. Esta pasta pode servir para os mais diversos pratos, incluindo sopas.
Um prato simples mas que impressiona pela mistura de sabores e aromas de todos os ingredientes frescos. Experimente, vai gostar!
Bom apetite!
Comentários