Estando o dia um pouco mais chuvoso, hoje apeteceu para jantar uma sopinha de beldroegas, feita com polenta (em vez de batata), com ovo escalfado e para final uma bela sandes de paio do lombo, de porco preto, da SEL!
Como apetecia-me algo diferente do que “pão normal” lembrei-me que podia elevar ainda mais a fasquia ao introduzir uma cerveja na massa do pão.
Decidi usar a Belgian Dark, da Letra, uma cerveja artesanal Minhota.
Então, colocando as mãos na massa, saiu algo do género:
- Introduza no robot de cozinha (um que amasse) 500 g de farinha de trigo. Num dos lados da taça com farinha coloque um pacote de fermento seco de padeiro (10g) e do outro lado, uma pitada de sal (estes não se devem colocar juntos, pois o sal retira potência ao fermento;
- Coloque também 30 g de manteiga (não é derretida, mas sim mole, sem ser dura do frigorífico e 3/4 da quantidade de cerveja (a quantidade total são 300ml)
- Misture numa fase inicial muito devagar e aos poucos aumente 1 ou duas velocidades e vá introduzindo o resto da cerveja. Se vir que precisa de mais líquido, coloque água. Precisa de ter uma massa suave, mas não ensopada.
- Trabalhe a massa durante 7 a 8 minutos, até se despegar por completo da taça.
De seguida, desligue a máquina e regue a massa com um fio de azeite, envolva bem a massa nesse azeite com uma espátula e deixe descansar, pelo menos 1 hora, tapado com um pano ou película. Não tem problema deixar por 2 ou até mesmo 3 horas.
- Findo esse tempo, pegue na massa, retire todo o seu ar, faça bolas e disponha num tapete de silicone como vê na imagem
Ao início as bolinhas não vão tocar umas nas outras, é normal, convém até mesmo deixar um espaço entre elas, para que cresçam e se expandam. Não faça já os cortes. Estes são feitos no final.
Pincele as bolinhas com um fio de azeite e cubra com película aderente. Deixe descansar pelo menos 30 minutos.
Entretanto aqueça o forno a 210ºC.
Após os 30 minutos, vai notar que elas estão assim grandes como na imagem. Retire a película, cubra com um pouco de farinha e faça tesouradas em cada bolinha e polvilhe com sementes de sésamo.
Leve ao forno pré-aquecido cerca de 30 minutos e desfrute desta pequena maravilha!! O aroma que paira na cozinha é algo transcendente! Delicie-se e bom apetite!
Comentários
0 Comments