gallery photo

Couscous de Caril & Boas Novas!

Julho 21, 2018 by: Chez Sónia À La Carte ,blog ,Notícias ,Peixe ,Saudável

Natal é quando o Homem quiser! E tivemos Natal em Julho! Eu parecia uma criança nessa altura tão mágica!

2018-07-19 11.13.40

2018-07-19 11.17.47

Wood Working, uma empresa Portuguesa de madeiras, localizada no Cartaxo, há mais de 25 anos a espalhar beleza com profissionalismo de excelência.

www.woodworking.pt

“O cliente idealiza e nós realizamos” – Não haverá melhor slogan para uma empresa de sucesso.

Esta empresa de renome terá uma nova representação nos Açores – Eu! – Representante Oficial nos Açores da Wood Working. Que responsabilidade…!

E inspirada pelos Sabores & Saberes desta emocionante aventura vivida na última semana (que mais tarde relatarei aqui no site) saiu algo desta cozinha com aromas e paladares de caril e lima!

Queria algo simples, que conjugasse na perfeição com a minha nova aquisição. Queria algo que enaltecesse ainda mais a beleza destas tábuas.

São a minha nova aquisição para o meu laboratório. Onde se criam e imaginam receitas inspiradas por factores externos, mas que no fim, tocam-nos bem no meio do nosso coração.

Como forma de boas vindas, e juntando todos estes requisitos, sai uns couscous de caril com lima para acompanhar um fresquíssimo bife de atum patudo, dos Açores claro! É o bom de viver em ilhas…

Gostaria de ter servido mesmo nos pratos desta Chef Collection, pois tem pratos de fundo para o efeito e é uma madeira preparada e tratada de forma natural para que possa estar em contacto com a comida. No entanto, sendo madeira natural de sobro, há que ter os cuidados necessários que uma madeira exige. Nutrir com óleo vegetal e deixar secar ao ar. São passos essenciais para o bom desempenho e manutenção das mesmas.

Ora, as minhas ainda não estavam totalmente secas. Mas como estas maravilhas estavam a gritar para serem mostradas ao mundo… decidi colocar um prato extra.

2018-07-20 20.38.20

Dando seguimento à receita, e de uma forma muito fácil, comece por fazer os couscous.

Receita para 2 pessoas:

Ferva 250ml de água. Enquanto isso, coloque a mesma medida de couscous numa taça funda (eu uso as medidas americanas, os cups). As medidas são: 1 cup de couscous e um cup de água a ferver.

De seguida, na taça dos couscous secos, coloque especiarias a gosto: Pimenta moída na hora, pimenta caiena, tomilho fresco, sal, cominhos, caril madras e paprika fumada. Tudo a gosto…  Envolva para que os temperos se misturem com os couscous secos. Termine com azeite aromatizado (uso o azeite onde tenho sempre as azeitonas e o queijo feta a marinar – é azeite com orégãos, tomilho e alho).

Assim que a água ferva, adicione então a mesma medida dos couscous, de água fervente. Não mexa! Apenas tape (com um prato ou com película aderente) e conte 10 minutos.

Após esse tempo, mexa com um garfo, para começar a soltar os grãos.

Eu gosto sempre de passar os couscous pela frigideira, para saltear. Usei então a mesma frigideira onde tinha selado os belíssimos bifes de atum.

Se notar que, ao saltear os couscous, estes estão muito secos, coloque mais um fio de azeite, mas muito pouco.

Termine com queijo feta, azeitonas, sementes de girassol e raspas de lima. (E coentros, se tiver sorte em encontrar nesta altura do ano…!!)

2018-07-20 20.37.21

Boa matéria prima, faz pratos finais de excelência! O mesmo se aplica no empratamento! Matéria prima de perfeição, faz fotos fantásticas, pois os olhos são os primeiros a comer!

Comentários

0 Comments

Add a comment

Newsletter

Receba novidades no seu email! Grátis :)

Desejo receber notícias
Aceito os termos, condicoes e a política de privacidade