O Chez Sónia, a convite do Jornal Atlântico Expresso, pertencente ao Jornal Correio dos Açores, recebeu um convite para ter a sua rubrica semanal.
Decidi chamar “Entre Tachos & Panelas”.
Todas as segundas feiras o jornal está nas bancas de forma a que possa aceder às minhas dicas, receitas e imensas ideias que escrevo.
Na primeira semana tivemos:
Uma mousse fresca e com sabores bem diferentes para este calor!
Dê um toque internacional ao seu Verão!
Middle East Chia Mousse
1 + 1/2 Chávena de sumo de laranja (dá cerca de 3 laranjas)
1/2 Chávena de sementes de chia
1 colher sopa xarope de acér (ou mel)
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de extracto de baunilha caseiro
Manga, tâmaras e pistachos q.b.
Juntamos os ingredientes todos num frasco com tampa (à excepção da fruta e dos pistachos).
Depois temos que agitar ocasionalmente nos primeiros 5 a 10 minutos para que as sementes de chia não colem e comecem a ganhar aquela goma característica delas.
Conservar no frigorífico, pelo menos, 4 horas.
Para empratar, eu usei copos (deu cerca de 3 copos).
No fundo coloquei duas tâmaras abertas e sem caroço, coloquei manga aos bocadinhos e enchi com a mousse de chia (cerca de 4 colheres de sopa).
Por cima pus mais manga e uma tâmara aberta e polvilhei com pistachos com sal.
O toque dos pistachos é fundamental, para dar o contraste do doce e salgado. Muito exótico e podemos combinar com outras frutas assim como o líquido onde colocamos as sementes. Pode ser outro sumo de frutas ou até mesmo chá verde.
Dica:
Faça o seu extracto de baunilha caseiro.
Basta arranjar um frasco alto, de forma a que as vagens de baunilha caibam inteiras sem ter que as cortar, e encher com Vodka até as cobrir.
Deixar que a mistura repouse à temperatura ambiente, pelo menos um mês, até que a vodka se torne extracto de baunilha (irá mudar de cor) e as vagens se tornem moles de forma a que possa cortar uma das pontas, apertar e aproveitar todo o seu interior numa receita que peça sementes de baunilha. E pode voltar a colocar no mesmo frasco a vagem que usou. Adicionar mais vagens de baunilha ou vodka sempre que necessário. Não há quantidade limite. E à temperatura ambiente tem um tempo de duração indefinido.
Depois é só desfrutar desse maravilhoso extracto! Até num simples iogurte…
Sim, vodka!Não se preocupe que não vai ficar “alegre”!! Ficará alegre sim, quando usar este extracto caseiro nas suas receitas. Vão ficar muito mais saborosas e irresistíveis!
Mais fotos AQUI!
Não percam a próxima edição!
Edições anteriores da Rubrica “Entre Tachos & Panelas”:
Entre neste link e seleccione o separador “Jornal”.
Comentários
0 Comments