Mais um ano, mais uma sugestão minha para os leitores assíduos desta revista. Este ano é um doce
Fatias Douradas de forno
Chegámos à altura do ano em que temos que começar a planear o nosso Natal e o que iremos colocar na nossa mesa. Sempre com o espírito natalício, mas com uma abordagem diferente.
A minha sugestão este ano será uma receita natalícia com o espírito tradicional mas ao mesmo tempo irá surpreender!
Normalmente as fatias douradas são fritas e deixam um cheiro menos agradável na cozinha. Com esta solução mais saudável, vai preparar as suas fatias douradas (ou rabanadas) num instante e sem qualquer odor! O único aroma que vai reinar na sua casa, será o das especiarias que compõem a calda que vai regar estas delícias.
Vai precisar dos mesmos ingredientes: pão com alguns dias (quanto mais seco melhor), ovos e leite.
Aromatize o leite conforme o seu gosto: com casca de limão, com paus de canela, com extracto de baunilha. Deixe ferver com os ingredientes escolhidos e depois reserve até esfriar.
De seguida será o mesmo procedimento: molhar as fatias do pão em leite e depois em ovo.
Coloque as fatias num tabuleiro forrado com papel vegetal ou tabuleiro de silicone e leve ao forno para dourarem. O tempo vai depender dos fornos, da grossura e tamanho das fatias. Mas estarão prontas quando tiverem uma cor dourada. Vire-as para dourarem de ambos os lados.
Serão regadas com uma calda aromatizada com sabores natalícios e outonais.
Para a calda, leve a ferver num tachinho 250 ml de licor à sua escolha (maçã canela, tangerina, pitanga, funcho, maracujá, amora…), com 250 ml de vinho tinto ou vinho do Porto, casca de laranja (alternativa pode ser o limão), 3 cravinhos, 2 estrelas de anis, 2 paus de canela, uma pitada de noz-moscada, grãos inteiros de pimenta rosa e 2 colheres de sopa de açúcar.
Leve a ferver e depois em lume baixo deixe estar até formar uma calda mais espessa, tipo xarope. Atenção para não deixar queimar nem engrossar muito. Queremos uma consistência com alguma fluidez.
Após estar tudo pronto é só colocar as suas fatias douradas na travessa e regar com este néctar dos Deuses! Vai ver que nunca mais vai querer outras rabanadas!
Um Santo, Doce & Diferente Natal!
Não deixe de visitar o meu site (www.chezsonia.pt) para consulta de todos os meus serviços, receitas e outras dicas Natalícias!
Veja a revista na íntegra aqui:
Comentários