O Chá!
– O Acompanhamento e O Ingrediente –
A rubrica desta semana recai sobre um ingrediente tão nosso: o chá! Com propriedades distintas e bastante benéficas para o nosso organismo, somos a única região de Portugal, e a mais antiga da Europa, a produzir chá e temos que tirar proveito dessa situação. São Miguel é a ilha de eleição que acolhe duas plantações lindíssimas deste ingrediente. As receitas escolhidas são para acompanhar uma maravilhosa e quente chávena de chá, mas não só! Temos também uma receita feita com chá verde!
Arroz de chá verde
Parece um pouco estranho… Mas não é! O chá verde pode e deve ser usado na nossa alimentação, não só como acompanhamento, para beber, mas também como ingrediente para fazer os mais diversos pratos. O exemplo que dou esta semana é arroz.
Para duas medidas de água (chá verde), use uma chávena de arroz. Quando levantar fervura, junte o arroz, mexa, tempere de sal, deixe a tampa entreaberta e coza o arroz em lume médio até a água (chá) absorver. No final, com o lume apagado, coloque um fio de azeite, mexa, tape e aguarde 5 minutos antes de servir.
Para a receita do frango que acompanha o arroz, consulte o meu site.
Dica: Poderia juntar as folhas do chá na altura que a água ferve para o arroz, mas lembre-se que as folhas de chá não querem água a ferver! Para esta receita, faça o chá com antecedência e utilize logo de seguida para cozinhar o arroz, ainda bem quente, de forma a que não reaqueça. Outra dica que deixo em forma de desafio, é que no seu dia a dia use chá em vez de água em todas as receitas que levem água, ou líquidos, pense e veja se pode substituir por chá. Por exemplo, nos overnights, em gelatinas, em sumos naturais…
Panquecas de ricota
Nestes dias mais frescos, principalmente nos fins-de-semana em que a chuva teima em aparecer, sabe sempre bem ficar em casa agarrada a uma manta e um belo prato de panquecas com uma chávena de chá bem quente. Acertei? Eu confesso… Adoro panquecas! Estas são feitas com ricota, um tipo de queijo italiano, à venda nos supermercados, semelhante ao nosso requeijão. Este queijo confere uma textura fofa às panquecas, que é impossível comer uma só.
Coloque 250 g de ricota (uma embalagem), 125ml de leite e 2 gemas (reserve as claras) numa taça e mexa até combinar tudo.
Peneire 100 g de farinha, com 1 colher de chá de fermento e uma pitada de sal para dentro da mesma taça e suavemente envolva ao preparado anterior.
Bata as 2 claras com um garfo, até fazer espuma (não precisa ser com batedeira, pois não é para ficarem em castelo) e junte ao preparado anterior.
Adicione um fio de azeite, canela e uma colher de chá de extracto de baunilha caseiro e envolva tudo novamente.
Numa frigideira anti aderente, vá colocando colheradas pequenas até gastar a massa.
Termine com xarope de ácer ou mel e fruta a gosto.
Dica: Sabe qual a altura certa para as virar? Quando começar a aparecer pequenas bolhas (buracos) na massa. Nessa altura vire e deixe cozer por mais 1 minuto. Cozinhe sempre em lume brando.
Brownie de Chocolate
É muito reconfortante um bolo de chocolate e uma caneca de chá! Esta receita tem a variante para sobremesa, ou seja, pode ser servido assim simples, ou tornar o brownie numa deliciosa sobremesa num jantar de amigos, acompanhada com gelado e caramelo salgado.
Para esta receita vai precisa de uma tablete de chocolate (quanto maior for a percentagem de cacau, melhor – eu usei de 90% – tudo o que seja superior a 70% é aceitável), ¾ de chávena de manteiga cortada em cubos pequenos, 1 chávena de açúcar (se for terminar com caramelo, aconselho a reduzir no açúcar), 3 ovos L, 1 colher de chá de extracto de baunilha caseiro, uma pitada de sal e 1 chávena de farinha.
Derreta o chocolate em banho Maria, juntamente com a manteiga. Assim que estiver tudo derretido e envolvido, adicione o extracto de baunilha, a pitada de sal, o açúcar e os ovos (assegure-se que a sua mistura não está muito quente, de forma a que não coza os ovos). Envolva tudo muito bem.
Termine com a farinha peneirada. Vá introduzindo aos poucos. Não misture demais, só até estar tudo envolvido.
Coloque a mistura numa forma quadrada ou rectangular, untada e pode ainda optar por colocar manteiga de amendoim por cima da massa, em colheradas e misturar na massa, com um pau de espetada. Faça movimentos circulares até que a manteiga se envolva na massa e deixe um padrão riscado. Certifique-se que a manteiga de amendoim está à temperatura ambiente e maleável.
Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, cerca de 25 a 30 minutos. Não deixe cozer demasiado. Num forno com ventilação é muito rápido. Desenforme e corte em quadrados após esfriar por completo.
Para tornar este receita numa sobremesa, após cortar em quadrados, coloque caramelo, gelado a gosto e salpique com flor de sal.
Veja outras curiosidades sobre chá AQUI e AQUI.
Créditos das panquecas: www.nigella.com
Não perca a rubrica “Entre Tachos & Panelas” da próxima semana! Vamos começar a falar de Amor – Dia de São Valentim.
Comentários
0 Comments