Diapositivo21

IMPRENSA | Nova Rubrica “Entre Tachos & Panelas” – Wine in Azores Terceira 2018!

04 de Junho, 2018

Wine in Azores!

– Terceira 2018 –

Foi com enorme prazer que mais uma vez estive presente no maior e melhor evento empresarial dos Açores, em conjunto com a minha amiga e colega Food Blogger da Terceira, Patrícia Cheio.

Este ano, a empresa responsável Gorgeous Azores, fez lançar este Festival de Vinhos até à Ilha Terceira, pois o sucesso do Wine in Azores em São Miguel tem excedido todas as expectativas, e este conceito “Business & Pleasure” estende-se agora até à Ilha Lilás para promover ainda mais a Região Autónoma dos Açores.

Este ano juntou-se o útil ao agradável, a nível pessoal, pois festejava-se os 10 anos deste prestigiado festival e pude estar presente pela terceira vez, na ilha terceira. Amável ilha que tão bem sabe receber.

O evento tem uma forte vertente gastronómica onde podemos degustar com prazer das melhores iguarias que só o nosso país sabe oferecer.

A animação foi excelente com workshops vínicos, espectáculos de cocktails e showcookings. Grandes nomes da gastronomia juntaram-se no palco do showcooking: da zona norte tivemos o Chefe Renato Cunha, Chefe António Loureiro, Chefe Francisco Gomes e o Chocolatier Daniel Gomes; passando pelas ilhas marcaram presença: Chefe Márcio Silva da Terceira e nós Sónia Melo de São Miguel e Patrícia Cheio da Terceira também, presenças habituais neste festival, dinamizadoras dos mais diversos eventos públicos e privados, assim como de showcookings e workshops.

Neste certame voltou a acontecer. As Açorianas voltaram a estar juntas e não baixamos os braços. Brilhámos novamente em mais um showcooking Açoriano a 4 mãos, de igual modo como se fez no Festival Internacional de Chocolate em Óbidos deste ano corrente.

O certame, no seu todo, e mediante os dias que se apresentaram cheios de sol e calor, pediam pratos leves e frescos. O nosso menu não foi excepção e cumpria todos os requisitos da lista: fácil, cheio de sabor, fresco, leve e local.

Tivemos como parceiros uma peixaria local (Peixaria Silveira) com pescado do nosso mar, as ervas frescas e saborosas da Quinta do Ti Canoa (Quinta local) e as obras de arte do Atelier Adolfo Mendonça, da Terceira também, que enalteceram os nossos cozinhados.

O nosso menu denominado “Mar no Prato” fazia parte um Ceviche de Cherne com vinagrete de maracujá e pickle caseiro, chamuças de ovas e algas, acompanhadas com um molho de crème fraîche e compota de pimenta da terra, tínhamos também flores de atum com queijo creme servidas em hóstias de camarão e por último, o mais sensacionalista e o que causou mais interesse, o paté de ovas de ouriço-do-mar.

Esta semana a receita desta rubrica será as chamuças de ovas. Todas as outras receitas irão estar disponíveis nos nossos sites: www.chezsonia.pt e https://foodwithameaning.com

Chamuças de ovas e algas com molho de compota de pimenta da terra

Como sempre, quem tem vindo a acompanhar esta rubrica, sabe que aqui encontra sempre receitas fáceis de confeccionar e sempre cheias de sabor. E esta semana não é excepção. Estas chamuças são tão fáceis e rápidas de se fazer, que será um “must have” nas suas próximas festas e pic-nics.

Comece por fazer um ligeiro refogado com azeite e cebola. Quando a cebola estiver translúcida, acrescente 1 dente de alho picado (acrescentamos sempre depois o alho, para não corrermos o risco de queimar). Adicione depois as ovas desfeitas e deixe cozinhar. Tempere com pimenta e cominhos. Acrescente piri-piri se gostar de comida picante. Por fim adicione as algas. Estão prontas quando ficarem com a tonalidade verde. Deixe arrefecer e reserve.

Para começar a confeccionar as chamuças, corte uma folha de massa filo em tiras compridas e coloque na ponta uma colher do recheio. Dobre em triângulo e continue, sempre respeitando as arestas. Pode consultar o passo-a-passo da receita no meu site. No fim, pincele a ponta com azeite para colar, assim como toda a chamuça. Leve a fritar em óleo quente, cerca de 2 a 3 minutos. A meio da fritura tem que virar para que frite uniformemente. Retire-as quando se apresentarem douradas e crocantes. Seque-as em papel absorvente. Atenção, resista à tentação de as comer de imediato, pois o recheio está demasiado quente!

Diapositivo4

Diapositivo3

Para o molho, basta adicionar em partes iguais creme fraîche e compota de pimenta da terra. Tempere com algumas gotas de lima ou limão galego, misture levemente e termine com as suas raspas.

Diapositivo12

Veja mais aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=EyTN66HrDk4&feature=youtu.be

Mais sobre o evento aqui:

https://www.facebook.com/events/2039682519691606/

Não termino esta rubrica, sem antes agradecer mais uma vez à organização por tão espectacular evento, à Patrícia por ter estado ao meu lado novamente nesta aventura a 4 mãos, por ter-me aberto a porta de sua casa e da sua lindíssima ilha Terceira que tão bem acolhe quem não é da terra. Aos nossos parceiros, fico grata por ter à nossa mesa produtos de qualidade que resultam em receitas finais de sabores transcendentes. Quando o produto é bom, o resultado só podia ser de excelência. E nunca é demais acrescentar o gosto e prazer que é participar em eventos desta envergadura e assim estar ao lado de um rol enorme de estrelas e assim ter a oportunidade de evoluir mais um pouco.

Créditos da foto: Patrícia Cheio (https://foodwithameaning.com)

Não perca a rubrica “Entre Tachos & Panelas” da próxima semana! Vamos continuar com o “rescaldo” deste maior e melhor evento empresarial dos Açores.

Comentários

Newsletter

Receba novidades no seu email! Grátis :)

Desejo receber notícias
Aceito os termos, condicoes e a política de privacidade