– Feliz Ano Novo! –
É com muita alegria e expectativa que damos as boas vindas a mais um ano! Fico na esperança que seja um ano em grande, com muita realização pessoal e profissional!
Da minha parte, farei o meu melhor para que a rubrica “Cozinha em Casa” continue ao seu lado, sempre presente, com mais ideias criativas e saborosas para o seu dia-a-dia, para lhe simplificar a vida e nunca comprometendo o sabor!
Partilho consigo uma receita, mas com 3 formas de apresentação diferentes. Esta receita é excelente para ter em cima da mesa e receber este ano em grande estilo.
Pode ver o vídeo aqui:
Tâmaras, Queijo Creme & Flor de Sal Fumada
As tâmaras são um alimento muito completo, fornecendo uma ampla gama de nutrientes essenciais. É um alimento básico no Médio Oriente desde há milhares de anos.
Acredita-se que as tâmaras tiveram origem no Golfo Pérsico, e que têm sido cultivadas desde os tempos antigos da Mesopotâmia.
Actualmente, os países asiáticos e africanos, sobretudo o Egipto, o Paquistão e países vizinhos, produzem, em conjunto, cerca de 98% das tâmaras do mundo. Os Estados Unidos, a Espanha e o México produzem o restante.
As tâmaras são um cultivo de subsistência de extrema importância em quase todas as regiões desérticas. Para milhões de pessoas constituem um importante elemento nutricional, devido à escassez de alimentos, sendo, por isso, objecto de veneração.
A par desta e de outras curiosidades que giram em torno deste fruto, o seu interesse reside fundamentalmente nas propriedades nutricionais e cosméticas que apresenta e consequentemente, nos benefícios que promove para a saúde.
A tâmara é um alimento muito nutritivo, sendo extensa a sua composição em nutrientes: fornece proteína, hidratos de carbono (simples e complexos), minerais e vitaminas, sobretudo, vitamina C.
Perante estas qualidades que este delicioso fruto nos apresenta, e sendo um fruto tão apreciado nesta altura do ano, esta receita encaixa na perfeição na sua mesa de fim de ano.
Tâmaras recheadas, romã e pinhões
Apenas vai precisar de queijo creme, flor de sal fumada ou aromatizada (facilmente encontra nos hipermercados) e ervas aromáticas (tomilho por exemplo).
Misture uma pitada de sal e tomilho numa embalagem de queijo creme. Mexa bem e encha um saco de pasteleiro. Reserve.
Pegue nas tâmaras, abra ao meio e retire o caroço. Em cada metade, coloque um pouco do recheio do queijo creme e termine com pinhões torrados (pinhões envoltos num fio de azeite e cominhos e levemente tostados numa frigideira) e bagos de romã.
Tâmaras com queijo creme e presunto
O mesmo procedimento do queijo creme, e no meio de cada tâmara, coloque o queijo assim como pinhões ou nozes. Coloque a outra metade da tâmara por cima e envolva em meia fatia de presunto.
Tâmaras com nozes e queijo creme
O mesmo procedimento do queijo creme e encha copinhos com o recheio. Depois, com as tâmaras abertas ao meio e sem caroço, coloque no meio um quarto de noz e feche com um palito.
Pendure esse palito em cada copinho com o recheio de queijo. Termine com mais tomilho e flor de sal, assim como os pinhões torrados. É muito interessante mergulhar a tâmara no recheio do queijo!
Outra forma de empratamento: nas belíssimas garrafas recicladas da Giroflé. As garrafas eram minhas e agora são tábuas de empratamento! Adoro!! Não deixe de visitar a página e perder-se pelas belíssimas peças!
Um Feliz Ano Novo cheio de saúde e paz!
Créditos do texto das tâmaras: Internet
Comentários