À semelhança do ano passado, em 2018 também estive presente com uma receita na Criativa Açores Magazine com uma receita natalícia.
Este ano temos uma sugestão salgada:
Bacalhau no forno com puré de grão e cebola caramelizada
Chegámos à altura do ano em que temos que começar a planear o nosso Natal e o que iremos colocar na nossa mesa.
A minha sugestão este ano recai sobre uma receita natalícia com o espírito tradicional mas ao mesmo tempo sei que vai surpreender!
O Bacalhau, Rei da nossa Gastronomia Portuguesa, este ingrediente tão versátil, e que seja qual for o prato que confeccionamos, conforta-nos e coloca um sorriso no rosto quanto o degustamos.
Para confeccionar este prato para 4 pessoas, comece por colocar os 4 lombos de bacalhau demolhado, num refractário com bastante azeite, juntamente com cascas de limão, 4 dentes de alho e grãos de pimenta rosa. Leve ao forno tapado.
Não os deixe secar. Vai depender do seu forno, mas cerca de 20 a 30 minutos a 170ºC serão suficientes. Vá regando os lombos com o seu próprio azeite durante esse tempo.
Entretanto faça o puré de grão.
Num robot de cozinha coloque 700g de grão cozido, pimenta moída na hora, fio de azeite e coentros. Reduza a puré. Reserve.
Depois, numa frigideira bem quente, coloque azeite a cobrir o fundo e 4 cebolas laminadas bem finas.
Deixe que a cebola fique macia, em lume médio e que comece a ganhar alguma cor.
Cozinhe por mais 5 minutos e acrescente 4 colheres de sopa de vinagre balsâmico. Deixe reduzir. Retire e reserve. E nessa mesma frigideira, aqueça o puré de grão.
Sirva o puré de grão, com a cebola caramelizada por cima e um lombo de bacalhau. Regue com um fio do azeite do bacalhau.
Caso pretenda tornar este prato o seu prato do tradicional “Bacalhau com Todos” da Consoada, basta acrescentar couve e cenoura cozida, assim como um ovo por pessoa. A couve e a cenoura pode cozer aquando da cozedura do grão e no final, para temperar, acrescente um pouco do azeite aromatizado do bacalhau.
Dica de aproveitamento: O azeite e os sucos (que é o colagénio) do bacalhau, guarde no frigorífico e aproveite noutros pratos, como um arroz de peixe, um risotto, um puré de batata (substitua a manteiga pelo azeite!)
Um prato muito rápido e que vai surpreender pelas texturas e sabores!
Um Santo & Diferente Natal!
Não deixe de visitar o meu site (www.chezsonia.pt) para consulta de todos os meus serviços, receitas e outras dicas Natalícias!
Leia a revista na íntegra aqui:
Comentários