2019-05-20 13.40.47

Showcooking “Feira Açores” – Continente Ponta Delgada!

23 de Maio, 2019

No passado dia 22 de Maio, realizei um Showcooking no âmbito da Feira Açores, que esteve presente no Continente, no arquipélago dos Açores.

2019-05-21 10.16.39

Foi com muito gosto que aceitei este convite, para enaltecer os produtos que esta fantástica região nos presenteia. O mote seria dar destaque às belíssimas carnes de novilho que os nossos prados verdejantes alimentam.

Podia ter levado um bife do lombo para exemplificar as carnes mais nobres, mas decidi levar algo diferente: escalopes! Pois considero que desta forma estaria ao alcance de todos e seria uma forma de incentivar a cozinhar em casa. Para além dos escalopes, achei que deveria dar destaque também à fruta que aqui em São Miguel é rainha: O Ananás! E a belíssima morcela!

Escalopes enrolados com Sabores Açorianos

Para os escalopes de vitela com ananás, precisamos de escalopes, cortados o mais fino que se conseguir, e tempere com sal e pimenta.

Em cima dos escalopes, coloque uma fatia de bacon e um espargo no meio. Enrole e prenda com a ajuda de um palito. Repita com todos os escalopes que tiver. Passe por farinha, sacuda o excesso e reserve.

Num tacho, coloque manteiga aromatizada (*) e um fio de azeite. Aloure os seus rolos de escalopes de ambos os lados, apenas para ficarem com uma crosta por fora. Retire-os e reserve novamente.

Nesse “tostado” do tacho, adicione cebola em rodelas. Deixe caramelizar e coloque agora cascas de ananás e ramos de alecrim.

(*2 – veja no final a dica para aproveitar o ananás descascado)

Nessa cama cheia de aromas de alecrim e ananás, coloque os seus rolinhos de escalopes, assim como um pouco de água, de forma a tapar os rolos. Não será necessário que estejam tapados por completo.

Tape e deixe cozinhar em lume médio.

Ao fim de 20 a 30 minutos, deverá estar pronto! Retire os rolos, as cascas do ananás e os ramos do alecrim. Triture a cebola, rectifique temperos e volte a colocar os bifes dentro do tacho.

Enquanto isso, coza a batata doce, sem casca, em água e sal. Após a sua cozedura, escorra a água, esmague com a ajuda de um garfo ou um esmagador de batata, ajuste temperos (sal, pimenta, noz moscada), coloque também uma colher de sopa de queijo creme e termine com cebolinho.

Para o crumble de morcela, basta desfazer, com a ajuda dos dedos, uma morcela, sem pele. Leve ao forno esse crumble até ficar crocante. Cuidado para não tostar!

(*1) Para a manteiga aromatizada

Basta um pacote de manteiga dos Açores, salsa e cebolinha verde bem picada, 1 dente de alho esmagado, 1 colher de sopa de sumo de lima e raspa de lima.

(*2) Para aproveitamento do ananás

Após termos aproveitado as cascas do ananás, convém fazermos algo com a fruta.

Faça um sumo bem refrescante! Triture muito bem um ananás, com algumas folhas de tomilho. Coe e coloque num jarro, juntamente com 2 paus de canela e mais algumas ramas de alecrim. Leve ao frigorífico para refrescar. Na hora de servir, coloque gelo.

Bom apetite!

2019-05-22 18.55.20  2019-05-22 18.55.15

2019-05-22 18.09.47

2019-05-22 17.28.07

  2019-05-22 14.08.27

Comentários

Newsletter

Receba novidades no seu email! Grátis :)

Desejo receber notícias
Aceito os termos, condicoes e a política de privacidade