gallery photo

Natal, cozinha, família… e Matemática!

Dezembro 18, 2017 by: Chez Sónia À La Carte ,Brunch ,Entradas & Petiscos ,Lanche ,Natal ,Paleo ,Pequeno - Almoço ,Saudável

Sim, podemos encontrar Matemática nas nossas cozinhas! E nas simples coisas que fazemos, no nosso dia a dia, a matemática está lá… Nós é que ignoramos o que se passa à frente dos nossos olhos e focamos-nos por vezes em assuntos menos importantes. Basta estar atento e com os 5 sentidos alerta para nos apercebermos o que nos rodeia. Às vezes as nossas rotinas e o nosso stress do dia a dia, não nos deixa ver mais além…

A principal ideia de ter abraçado este projecto, foi pelo seu aspecto criativo e didáctico que esta iniciativa apresenta. É interessante verificar que conseguimos mesmo encontrar a matemática na nossa cozinha e assim juntar o útil ao agradável.

O Natal é família, união e tradição. E as sugestões que apresento reúne todos esses pontos: Temos a união da família, na cozinha, o espírito de entre-ajuda e temos a tradição, ir ao Mercado comprar os ingredientes frescos, incentivar o Comércio Tradicional.

E com isso, apresento a minha primeira sugestão, uma coroa de queijos.

Porquê uma coroa de queijos com alecrim?

Tudo o que alecrim toca, deixa o seu aroma, e penso que é uma conjugação perfeita alecrim com queijo.

Normalmente temos por hábito criar uma tábua com os mais diversos queijos, mas desta forma será mais criativa. Temos os nossos queijos apresentados num formato de coroa, com o espírito natalício, e é um lindo centro de mesa, visualmente atraente (os olhos também comem), é tudo comestível (desperdício zero), pois na cozinha nada se perde, tudo se transforma, envolve a família, principalmente despertamos o interesse pela cozinha nas crianças, incutimos tarefas aos mais pequenos, sentido de responsabilidade, higiene (pois é essencial deixar sempre o local de trabalho o mais limpo possível, mas não exagere… também é saudável deixar a criança “sujar-se!”) e organização. E principalmente tirá-los um pouco das novas tecnologias viciantes (pois as novas tecnologias, bem geridas podem ajudar a criança a desenvolver, mas tudo o que se torna viciante, é tóxico).

A coroa é feita como mostra a foto:

Resized

Em relação à sugestão das carnes frias, na nossa mesa de natal também costumamos ter carnes frias diversas, e apresentado desta forma, mais uma vez estudamos matemática e é uma ideia bastante apelativa para alegrar a nossa mesa nesta época.

É árvore de Natal de carnes frias e queijo é feita como mostra a foto:

2017-12-12 11.38.31

Tanto a coroa de queijos como a árvore de Natal de carnes frias, podem ser decoradas com fruta. Não esquecer do pormenor de passar limão em toda a fruta utilizada para que esta não oxide e não fique feia nas sugestões apresentadas.

Como na cozinha, nada se perde, tudo se transforma, com as eventuais sobras, temos várias opções:

  • Podemos picar o alecrim e congelar. Assim ficamos sempre com uma erva aromática pronta a utilizar.
  • Também podemos congelar com um bom azeite (azeite utilizado – Herdade do Sobroso), em couvettes, e assim rapidamente fazer um refogado já aromatizado. (Veja mais promoções de Tupperware AQUI)
  • Com o alecrim podemos picar e aromatizar manteiga (veja post das manteigas aromatizadas AQUI) ou até mesmo pegar em ramos pequenos e colocar dentro do saleiro ou açucareiro e assim passamos a ter açúcar ou sal aromatizado.
  • Com os pauzinhos do alecrim pode também fazer espetadas de fruta ou carne.
  • Com as sobras do queijo, podemos colocar em risottos ou omeletes.
  • Com sobras de queijo, enchidos, figos, podemos picar e fazer uma bôla, ou até mesmo rechear peitos de frango ou fazer hambúrgueres.
  • Caso faça com a opção da decoração de fruta, o que sobrar, faça uma salada de frutas, com granola (ver vídeo) e assim fica com um pequeno almoço saudável e equilibrado, pronto rapidamente para o dia seguinte, onde só precisa de colocar iogurte.

Deixo aqui o desafio, para todos os que experimentarem estas nossas ideias e sugestões, enviarem-nos os vossos vídeos e/ou fotos do espírito natalício vivido nas vossas casas com a matemática como aliada. Teremos todo o gosto em criar um álbum com as vossas criações e partilhá-lo nas nossas redes sociais!

Chez Sónia

A Matemática ao Seu Encontro

Deixe a criatividade fluir e a imaginação é ilimitada!!

Não deixe de ver o vídeo na íntegra:

Um Santo, Feliz & Criativo Natal!

E deixe que a Matemática vá ao seu encontro!

Comentários

0 Comments

Add a comment