gallery photo

Nova Rubrica “Entre Tachos & Panelas” – O Valentim!

Fevereiro 6, 2018 by: Chez Sónia À La Carte ,Afrodisíaco ,Bebidas ,Jornal ,marisco ,Massa

O Valentim!

– Dia dos Namorados –

2018-02-06 16.57.44

Há quem relate que Valentim era simplesmente um sacerdote cristão romano e um mártir. Em meados do Séc. III d.c havia recusado abdicar da sua fé cristã que professava. Outros relatam que, na mesma altura, o Imperador Romano Claudius II teria proibido os casamentos, para assim angariar mais soldados para as suas frentes de batalha. Um sacerdote da época, de nome Valentim, teria violado este decreto imperial e realizava casamentos em sigilo absoluto. A questão de ser dia 14 de Fevereiro provavelmente vem de um antigo festival romano chamado Lupercalia, que se realizava a 14 de Fevereiro. A festa celebrava a fertilidade homenageando Juno (Deusa da mulher e casamento) e Pan (Deus da natureza).

Eu defendo que 14 de Fevereiro é uma data para darmos AINDA MAIS AMOR à nossa “cara metade”. Dia dos Namorados é todo o ano. O segredo é manter a chama acesa e cativar ao longo dos restantes dias. Este dia tornou-se um dia de puro marketing. No entanto, há que fazer algo ainda mais especial!

Esta semana falo sobre comida afrodisíaca. É a palavra-chave para aquecer a relação! E verdade seja dita, que há comidas que “mexem” com o nosso organismo e temos que tirar proveito dessas, tão boas, propriedades. Precisamos de todas as vitaminas e minerais dos alimentos. Alguns são extremamente sensuais, outros fazem-nos aumentar certos níveis do nosso corpo, essenciais para que a chama da paixão arda com mais intensidade!

O vinho (consumido moderadamente ajuda-nos a desinibir), o chocolate (é estimulante), a banana (aumenta os níveis de bom humor e dá-nos energia), ostras (muito rica em zinco), morangos (fruto sensual e agregado à imagem do romantismo), cardamomo, canela, pimenta (estimulantes, bom para a circulação, aumenta a temperatura corporal), nozes (bom para o cérebro), ómega 3 (aumenta os níveis de óxido nítrico), entre outros!

E não se preocupe com as calorias ingeridas a mais neste dia. Sabia que um beijo romântico de 10 segundos pode queimar até 15 calorias?! Por isso… Solte a imaginação e viva intensamente estes e todos os dias do ano com muito amor e paixão! Bom Apetite e All You Need Is Love!!

Caipirinha de Morango

Comece por servir um belíssimo cocktail para descontrair e desinibir, com morangos, para dar um toque romântico ao início da refeição.

Esmague alguns morangos (vai depender do tamanho, mas cerca de 5 ou 6 morangos será suficiente) e junte aguardente branca e açúcar a gosto, gelo e está pronto! Para decoração umas folhinhas de hortelã.

2015-08-08 18.35.40

Caipirinha de Morango

Esparguete Negro de Camarão

Coza esparguete negro de acordo com a embalagem (à venda em hipermercados). Enquanto isso prepare as gambas. Retire a casca e a tripa. Reserve.

Numa frigideira bem quente, coloque um fio de azeite e duas colheres de manteiga.

Adicione alho picadinho e piri-piri também bem picado, de acordo com o seu gosto.

Adicione agora as gambas e deixe fritar de ambos os lados (conforme o tamanho das gambas, mas cerca de 2min de cada lado deverá ser suficiente).

Coloque whisky ou algo com um volume de álcool elevado (aguardente velha…) e deixe flamejar.

Junte o esparguete, quando estiver cozido, assim como alguma da sua água (não coloque sal pois ao adicionar a água do esparguete, esta já tem sal).

Mexa vigorosamente, pois só assim emulsiona bem o molho e o torna ligeiramente mais espesso e rectifique temperos.

Polvilhe generosamente com coentros ou salsa.

2017-12-04-13.00.19

Mini-Tarteletes de Chocolate

Claro que para terminar tinha que haver chocolate. E nada mais simples que estas mini tarteletes. As bases existem já à venda ou então compre massa quebrada e coloque em forminhas pequenas. Leve ao forno com alguns pesos por cima para não insuflar. Depois basta enchê-las com ganache de chocolate.

Para a ganache:

Utilize um pacote de natas (200 ml) e uma tablete de chocolate negro (200 g). Escolha sempre chocolate com 70% de cacau no mínimo.

Primeiro ferva as natas. Coloque o chocolate partido aos bocados pequenos numa taça que aguente o quente e verta as natas. Aguarde 5 minutos para que o chocolate fique todo com a mesma temperatura e mexa até incorporar bem. Quanto mais mexer mais brilhante fica.

Decore a gosto com framboesas ou morangos. Pode optar por fazer em versão de tarte, em tamanho normal. Decore a gosto com fruta e aproveitamentos de massa quebrada em formato de corações.

CIMG9354 - Tarte de Ganache de Chocolate

CIMG9009 - Mini Tarteletes de Choc & Framboesa

2015-03-14 18.35.27

Escolha com sabedoria os ingredientes que mais lhe agrada e faça combinações românticas. O objectivo é Muito Amor!! E não se esqueça… Há mais 364 dias no ano para impressionar a sua “cara-metade”!

Dica: Quer oferecer algo no dia dos namorados e ser diferente? Opte pela minha sugestão de alperces ou tablete de chocolate ambos personalizados com os gostos do seu companheiro/a. Veja AQUI e AQUI as receitas.

Mais uma receita com muito amor, AQUI e AQUI.

Veja mais histórias sobre o São Valentim AQUI e AQUI.

Créditos da história de São Valentim: Internet

Não perca a rubrica “Entre Tachos & Panelas” da próxima semana! Vamos continuar a falar de Amor – Dia de São Valentim.

Comentários

0 Comments

Add a comment