gallery photo

Bolo húmido de laranja e chocolate!

Fevereiro 12, 2018 by: Chez Sónia À La Carte ,Afrodisíaco ,Brunch ,Dia do Pai ,Doces ,Lanche

Já há muito que não fazia esta receita. É uma receita dada pela minha sogra, logo nos meus primórdios tempos nas aventuras da minha cozinha. O primeiro post (podem ver aqui) deste bolo foi de 2012, no entanto já tenho esta receita desde 2005…

Um bolo super básico e rápido, no entanto fica sempre bom e fofo!

Junte uma caneca de açúcar com 4 gemas. Bata bem.

Adicione casca de 1 laranja, o sumo da laranja, uma chávena de café de óleo e continue a bater. Eu adicionei ainda 50ml de licor de laranja café (ver receita aqui) e uma colher de sopa de extracto de baunilha caseiro (veja receita aqui). Caso o extracto esteja muito concentrado, adicione menos. O meu não estava muito forte ainda. Envolva tudo muito bem.

No fim adicione uma caneca de farinha peneirada e uma colher de chá de fermento. Misture tudo muito bem. Bata as claras em castelo e envolva-as no preparado.

Vai ao forno numa forma com ou sem buraco (depende do gosto) devidamente untada a 180/200ºC cerca de 20 a 30 min. Antes de o tirar faça o teste do palito.

Assim que sair do forno, regue com o sumo de mais uma ou duas laranjas. Deixa-se arrefecer dentro da forma e só depois desenforme.

Entretanto faça a ganache:

Utilize um pacote de natas (200 ml) e uma tablete de chocolate negro (200 g). Escolha sempre chocolate com 70% de cacau no mínimo.

Primeiro ferva as natas. Coloque o chocolate partido aos bocados pequenos numa taça que aguente o quente e verta as natas. Aguarde 5 minutos para que o chocolate fique todo com a mesma temperatura e mexa até incorporar bem. Quanto mais mexer mais brilhante fica.

Deixe arrefecer um pouco e cubra a gosto o bolo.

Esta minha ganache, da foto, não correu bem… confesso… as coisas que correm menos bem também se partilham. Fiz com creme fraishe e também não me apercebi que a tablete de chocolate (que era de 92%) tinha menos quantidade que a embalagem de creme fraishe… Mas quem provou aprovou na mesma. O contraste do amargo do chocolate com o doce do bolo é divinal.

2018-02-11 12.58.47

Comentários

0 Comments

Add a comment