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Nova Rubrica “Entre Tachos & Panelas” – Ideias leves para começar! – Doces sem culpa

Janeiro 23, 2018 by: Chez Sónia À La Carte ,Brunch ,Dia do Pai ,Doces ,Jornal ,Lanche ,Paleo ,Saudável

Ideias leves para começar!

– Sobremesas sem culpa –

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Terminamos esta trilogia de receitas saudáveis (a primeira rubrica foi sobre a beterraba e a segunda sobre o salmão) com ideias de sobremesas de colher sem culpa. São daquelas receitas que pode fazer, impressionar e que não pesa na balança. Acha que não pode deliciar-se com um docinho e não se sentir culpado? Espreite a rubrica desta semana…

Mousse de chocolate com abacate

Parece uma combinação estranha, mas acredite que é uma sobremesa bastante deliciosa e que pode enganar qualquer um.

Tão bom, tão rápido e tão saudável…

A receita dita para duas pessoas, mas faça a quantidade que desejar.

Para duas taças médias (duas pessoas) use só 1 pêra abacate, duas colheres sopa de cacau (ou chocolate em pó) e três colheres de sopa de xarope de ácer para adoçar. Se quiser menos doce é cortar na dose e como alternativa pode usar mel.

Dentro do liquidificador, é só colocar todos os ingredientes e já está!

Em baixo dos copos pode colocar algo crocante para termos diversas texturas (coloque granola, assim como em cima – receita já publicada nesta rubrica e no meu site) e termine com folhinha de hortelã para aromatizar.

Dica: Pode colocar outros aromas: canela, ou extracto de baunilha, ou algum licor, talvez de tangerina ou o licor laranja café (publicado nesta rubrica ou no meu site). Pode terminar também com raspas de chocolate.

E está pronto! Tão simples quanto isto!

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Brûlée de Ananás e Maracujá

O nome é complicado mas esta receita é de uma enorme simplicidade.

Quando tiver um ananás muito maduro, que não saiba o que fazer com ele, eis que esta receita é a perfeita para o aproveitar. Mas pode fazer com um ananás no seu estado normal.

Parta o ananás. Coloque dentro do liquidificador e adicione maracujás a gosto (4 ou 5). Liquidifique tudo até ficar com um creme aveludado.

Deite dentro de uns copos, adicione umas colheradas de iogurte grego sem açúcar, até cima. Leve ao frigorífico cerca de 30 minutos para assentar.

Depois, praticamente na hora de servir, polvilhe com açúcar, e com um maçarico faça o típico brûlée, (aquele ponto em que batemos com a colher e ficamos com uma camada bem crocante de açúcar queimado – tipo leite creme).

Uma sobremesa divina, muito aromatizada, leve, praticamente sem açúcar, e que sacia!

Serve na perfeição de lanche e/ou de pequeno almoço ou brunch.

Dica: Pode aromatizar o iogurte com canela ou extracto de baunilha. Ou até mesmo pode fazer com iogurte grego de sabores.

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Parfait de Framboesas

Parfait significa perfeito. E esta sobremesa não foge à regra.

Faça uma base de frutos secos (torre avelãs, nozes e amêndoas) e pique grosseiramente. Adicione 4 bolachas digestivas (ou outras a gosto – mulatas por exemplo) e duas colheres de sopa de flocos de aveia. Pique grosseiramente também.

Coloque essa base no fundo dos copos e reserve.

Para o parfait: Numa frigideira faça um coulis (um molho) com 250 gr de framboesas frescas (em alternativa congeladas), 2 colheres de sopa de açúcar, uma pitada de canela e sumo de uma lima. Vá mexendo e deixe reduzir até ficar com um molho mais espesso. Depois de arrefecer adicione um iogurte grego natural ou de algum sabor a seu gosto e que combine com framboesas.

Deite o preparado nos copos reservados, por cima da base e adicione depois uma colherzinha pequena de creme de chocolate e avelãs. Decore com mais uma framboesa, uns pedacinhos de frutos secos, hortelã e chocolate negro derretido.

Uma delícia sem grandes culpas!

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Pudim de Pêssego, Chia & Côco

Num liquidificador coloque quatro pêssegos (ou outra fruta a gosto – manga, papaia, mamão, banana…), uma lata de leite de côco, uma colher de chá de canela, duas ou três colheres de sopa de xarope de ácer ou mel (conforme a doçura das frutas) e processe até ficar com uma mousse bem macia.

Deite num recipiente grande e coloque duas colheres de sopa de sementes de chia. Mexa bem e deixe no frigorífico no mínimo duas horas.

Depois, pegue em copos fundos, coloque quatro ou cinco colheres de sopa da mousse com a chia, decore com mirtilos a gosto, nozes, assim como bolachas de chocolate (Mulatas por exemplo) e finalize com raspas de chocolate e um rebento de hortelã. Pode finalizar com cacau em pó também. Dá para 4 copos.

Dica: Faça em frascos. Assim pode conservar muito melhor no frigorífico.

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Delicie-se com estas sobremesas de colher sem culpa e desfrute de um doce sem se arrepender mais tarde, nem acusar na balança.

Perdeu a semana passada? Siga no meu site estas e outras receitas assim como mais ideias em www.chezsonia.pt

Não perca a rubrica “Entre Tachos & Panelas” da próxima semana! Vamos falar sobre chá.

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