gallery photo

Nova Rubrica “Entre Tachos & Panelas” – Ideias Leves para começar! – O Salmão

Janeiro 16, 2018 by: Chez Sónia À La Carte ,Jornal ,Peixe ,Saudável

Ideias leves para começar!

– O Salmão –

2018-01-16 10.42.24

Continuando numa onda de comida mais saudável, esta semana trago o salmão.

Riquíssimo em Ómega 3, essencial para o nosso organismo funcionar, é um peixe odiado por uns, amado por outros. Tenho consciência que não é um ingrediente que possa chegar a todas as mesas, mas no mercado já existe soluções bastante acessíveis. As ideias aqui apresentadas são na tentativa dos que não suportam o seu sabor. Desafio que experimentem estas receitas, pois não vão perceber que estão a comer salmão!

Pizza de salmão e ricota

Esta receita é uma ideia para esconder o salmão. E sendo pizza talvez agrade facilmente à pequenada. Bom para fazer aproveitamentos de salmão.

A massa foi feita com:

200 g de farinha, 80 ml de azeite, 125 ml de água morna, 1 colher chá de fermento (dos bolos), 1 colher de chá de farinha de cogumelos (dispensável), pimenta, sal e misturar tudo. É uma massa que se amassa muito bem à mão mas sempre pode colocar num robot de cozinha.

Depois estende-se conforme o tamanho pretendido. Não estique a massa muito fina, senão fica demasiado quebradiça.

Leve ao forno para uma pré-cozedura da massa, cerca de 10 minutos.

De seguida, retire do forno, coloque polpa de tomate, ou molho de tomate caseiro, queijo da ilha ralado, cogumelos laminados e bacon em fatias. Leve ao forno novamente.

Já cá fora, coloque o salmão, ricota, rúcula, coentros, cebolinho e azeitonas temperadas.

2015-04-20 20.52.07-1

Couscous de curcuma

Esta opção, pode servir de acompanhamento a um belíssimo folhado de salmão, ou então simplesmente sozinho, com cogumelos salteados.

Couscous para duas pessoas:

Uso as medidas americanas (cups) e fiz 1 cup. Dá para dois.

Coloque a medida de couscous num recipiente que aguente água quente (por exemplo uma tigela). Depois tempere de sal, paprika fumada, pimenta moída na hora, um fio de azeite, gengibre em pó, curcuma em pó (açafrão das Índias ou açafroa), pimenta caiena, raspa de limão ou lima ou até mesmo laranja e cominhos.

Deite a mesma medida de água bem quente por cima de todos os ingredientes e tape com um prato ou película. Deixe absorver por 15 minutos.

Após esse tempo, destape, mexa com um garfo para soltar e ficarem leves e estão prontos a comer. Eu ainda gosto de os saltear na frigideira. Termine com coentros.

Nesta versão acrescentei cogumelos salteados, queijo feta e rúcula.

Para os folhados de salmão: Massa folhada, verdes à escolha (espinafres, salsa, funcho…) queijo feta e tomate desidratado. E os lombos de salmão, claro!

Tape, aperte bem as pontas com um garfo, faça um desenho em xadrez ao de leve com a ponta da faca na parte de cima dos folhados e leve ao forno pré-aquecido num tapete de silicone cerca de 20 a 30 minutos, até a massa folhar e ficar dourada.

2017-12-28 13.55.42

2017-04-28 18.29.042017-04-28 18.29.15

2017-04-28 18.29.59 2017-04-28 18.30.16

Salmão crocante

Compre lombos de salmão frescos de forma a que contenha pele.

Tempere os lombos de salmão com sal, pimenta e um fio de azeite. Leve ao forno na parte do grill cerca de 10 minutos. Depois retire e com jeito vá puxando a pele (sai com muita facilidade) e volte a pôr por cima dos lombos. Leve novamente tudo ao forno mais 5 minutos ou até a pele estar crocante. Retire outra vez, vire a pele e coloque novamente no salmão e no forno mais 5 minutos. A pele irá ficar crocante e bem estaladiça!

Já cá fora, pronto a servir, levante a pele mais uma vez e barre com tapenade (receita do patê de azeitona AQUI e AQUI). É uma delícia! E no dia seguinte, se sobrar lascas de salmão, faça bruschetas com tapenade. Para quem não gosta de salmão, até lambe os dedos, acredite! Sirva com batata nova no forno.

2015-04-02 13.47.54

Mais receitas de salmão AQUI e AQUI.

Perdeu a semana passada? Siga no meu site estas e outras receitas assim como mais ideias em www.chezsonia.pt

Não perca a rubrica “Entre Tachos & Panelas” da próxima semana! Vamos terminar esta onda de comida mais leve com ideias de doces sem culpa.

Comentários

0 Comments

Add a comment