gallery photo

Nova Rubrica “Entre Tachos & Panelas” – O Chocolate! – XVI Festival Internacional de Chocolate em Óbidos

Março 19, 2018 by: Chez Sónia À La Carte ,Carne ,Cerveja ,Doces ,Entradas & Petiscos ,Jornal

Chocolate!

– XVI Festival Internacional de Chocolate em Óbidos –

2018-03-19 18.30.59Como foi referido na rubrica anterior, arrancou em Óbidos, no dia 23 de Fevereiro, a XVI edição do Festival Internacional de Chocolate.

Nesta edição havia o objectivo, de que o público, para além de momentos de alegria e diversão, também adquirisse uma consciência cívica e ambiental, de maneira a que levasse a atitudes e comportamentos de sustentabilidade, pelo que a organização adoptou a temática das alterações climáticas como forma de promover as preocupações que nos concernem, alertando às causas, consequências e boas-práticas que poderão fazer mudar o mundo.

No passado fim-de-semana, estive presente, juntamente com a food blogger terceirense Patrícia Cheio, num showcooking açoriano a 4 mãos, neste que é um dos maiores e melhores Festivais do Chocolate.

Como é que o nosso Showcooking se integrou na temática do evento? Simples!

As receitas desenhadas para este showcooking açoriano foram integralmente criadas por nós e pretendiam mostrar como é possível divulgar, de forma sustentável, os sabores da nossa Região, conjugando-os com o chocolate, e enaltecendo a nossa realidade insular.

O Ambiente é o principal cartaz turístico das nossas 9 ilhas açorianas. Devido à preocupação com a manutenção da biodiversidade, da flora e fauna endémica, e como região ultraperiférica, estamos constantemente a promover uma maior consciência cívica e ambiental, alertando para o consumo responsável no que diz respeito a capturas de pescado, criação de gado e produção de leite e seus derivados. O impacto do turismo na nossa natureza é, sem dúvida, outro aspecto muito considerado.

Esta rubrica será inteiramente dedicada às receitas do evento.

Brigadeiro Crocante de queijo do Pico com pimenta da terra e chocolate

Retire pedaços pequenos do interior do queijo e faça bolinhas (um queijo inteiro rende cerca de 40 brigadeiros). Envolva em amêndoa torrada, fazendo pressão entre as mãos de forma a “aquecer” ligeiramente o brigadeiro e certificar-se que a amêndoa adere bem ao queijo. Para fazer a amêndoa, basta torrar numa frigideira sem gordura e anti-aderente, mexendo constantemente. Deixe arrefecer a amêndoa antes de usar.

Coloque em cima de uma tosta pequena, com ganache de chocolate (receita AQUI) e compota de pimenta da terra (receita AQUI).

Termine com mais um fio de chocolate e uma micro-erva.

20180310_CMO_5822

A Terra e o Mar: Hambúrguer de alheira e algas em Bolo Lêvedo de Chocolate e Chips de batata doce

Retire a pele a uma alheira de Sta Maria (cada alheira rende 3 hambúrgueres).

Faça bolas e posteriormente achate entre as mãos, de forma a formar um hambúrguer rústico. Pincele o hambúrguer com azeite e leve a uma frigideira anti-aderente também com um fio de azeite, muito pouco. Deixe ganhar uma “crosta” e vire. É um procedimento muito rápido. Reserve.

Faça cebola caramelizada. Lamine a cebola e deixe amolecer numa frigideira com um bom fio de azeite. Assim que estiver com uma cor caramelizada e amolecida, deite uns salpicos de vinagre balsâmico. Tempere de sal e pimenta. Reserve.

Salteie as algas com um fio de azeite e alho. Reserve.

Faça ovos mexidos sem qualquer tempero para envolver, depois de cozinhados, nas algas. Reserve.

Faça o bolo lêvedo de chocolate. Receita em www.foodwithameaning.wordpress.com

Por último faltam só as chips. Lamine na mandolina, no lado mais fino, ou então à mão. Se não for usar logo, conserve-as em água. Depois quando for fritar, limpe bem o excesso de água.

Agora é só formar por camadas o seu hambúrguer e desfrutar. Decore com uma belíssima salada a gosto.

20180310_CMO_5844

Ilha D. Amélia com coulis de ananás e Uva da Serra

Numa forma de silicone com formato de meias esferas, pincele chocolate que foi previamente derretido. Leve ao frigorífico para solidificar. Após 15 minutos ou quando estiverem bem sólidas, retire-as da forma e comece a rechear o seu interior. O nosso recheio foi feito com marshmallow derretido, mas também pode optar por fazer com merengue. Coloque ainda no meio uma queijada D. Amélia. Feche as meias esferas com côco ralado.

Acompanhe com um coulis (puré) de ananás e de uva da serra. Decore a gosto.

20180310_CMO_5872

20180310_CMO_5866

No final do showcooking ainda houve tempo para uma mostra e degustação dos nossos típicos produtos açorianos gentilmente cedidos pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e pelos nossos parceiros da Marca Açores (Companhia dos Açores e Mercearia dos Açores).

FB_IMG_1520980242057

Foi sem dúvida uma experiência única e que vale a pena toda a logística que envolve. Penso que dignificámos bem a nossa Região e publicitámos a nossa Gastronomia, elevando ainda mais a sua qualidade.

Quero agradecer à Patrícia, por ter estado ao meu lado neste grande momento, a todas as pessoas envolvidas no evento, à Organização,  assim como aos nossos parceiros que, incansáveis, fizeram de tudo para que nada nos faltasse.

Créditos do texto do nosso showcooking – Patrícia Cheio;

Créditos do texto do evento: http://festivalchocolate.cm-obidos.pt/

Créditos das Fotos: Edgar Libório, da Câmara Municipal de Óbidos.

Para ter acesso a todas as fotos do evento, clique AQUI

Não perca a rubrica “Entre Tachos & Panelas” da próxima semana! Vamos falar sobre a Páscoa.

Comentários

0 Comments

Add a comment