gallery photo

Nova Rubrica “Entre Tachos & Panelas”! – Regresso à escola e ao trabalho! – Snacks e Marmitas saudáveis! (Parte II)

Agosto 8, 2017 by: Chez Sónia blog ,Dicas ,Jornal ,Notícias

Regresso à escola e ao trabalho!

Snacks e Marmitas saudáveis!

(Parte II)

Após o sucesso do artigo da semana passada, esta semana damos seguimento ao tema que tanto preocupa pais e trabalhadores.

Como fazer uma marmita com uma refeição saudável e/ou ter snacks para petiscar ao longo do dia sem comprometer a saúde e a balança?

Fácil! É só seguir de perto todas as dicas e receitas que aqui coloco.

Espero ir de encontro às suas expectativas e também das suas necessidades para o dia-a-dia atarefado que todos nós vivemos.

2017-08-28 12.46.44

Snacks de grão no forno

Quer um snack saudável e sempre pronto para quando a fome aperta?

Eis a solução! Grão no forno. Só precisa ter cuidado para não deixar secar demasiado. Caso aconteça ficará igualmente bom pois tem um aperitivo crocante caseiro. Cuidado para não viciar… Pois tudo o que é em demasia deixa de ser saudável.

1 lata de grão grande já cozido ou, de preferência, grão seco que foi demolhado e cozido

Azeite, pimenta, paprika fumada ou pimenta caiena (se for para crianças retirar a pimenta), cominhos e ervas de provence q.b.

Caso use o grão de lata, coloque o grão a escorrer num passador, lave debaixo de água corrente e abane bem para que largue todo o suco que trás da lata e deixe escorrer.

Coloque o grão num recipiente, adicione um fio de azeite, e todas as especiarias, à excepção das ervas de provence. O azeite não é muito mais do que uma ou duas colheres de sopa, de forma a que os grãos fiquem envolvidos no azeite. Não os queremos “a nadar” na gordura.

Envolva para que todos os ingredientes se misturem bem e agarrem ao grão.

Vai ao forno num tabuleiro forrado a papel vegetal cerca de 50 minutos a 180ºC ou até ver que está mais seco e ligeiramente crocante. Atenção que vai depender dos fornos.

A meio do tempo convém ver como está e abanar para que os grãos girem.

No fim, ainda quentes, verta para um recipiente espaçoso, polvilhe com as ervas de provence e envolva cuidadosamente.

Grão no forno

Salada de Quinoa

Antes de confeccionar a quinoa tem que a lavar sempre muito bem, num passador de rede muito fina e debaixo de água corrente, para eliminar o amargor característico deste ingrediente.

Depois, num tacho, coloca-se a ferver 1 chávena (cup) de água. Quando levantar fervura adiciona-se meia chávena (cup) de quinoa lavada. Mexa, coloque sal (pouco) e tape.

Deixe cozinhar cerca de 10 a 15 minutos. Está pronta quando tiver absorvido toda a água. Apague o lume, junte um fio de azeite, envolva, e volte a tapar. Deixe descansar mais 15 minutos tapado.

Dica:

Pode ver a quinoa como o arroz. Ou seja, nas receitas que utiliza arroz, experimente quinoa. Quinoa de tomate, de ervilhas, de cenoura. Faça a sua receita habitual, mas na hora de colocar o arroz, coloca a quinoa.

Para a salada, coloque a quinoa cozida numa saladeira e vá adicionando sabores e texturas. Laranja aos gomos (ou outra fruta a gosto, pêssegos grelhados ou ananás é uma boa opção – se utilizar a laranja, pode usar o sumo desta como tempero da salada e fazer uma espécie de vinagrete, basta juntar ao sumo de laranja, mostarda e azeite), rúcula (ou outro verde a gosto), queijo fresco (ou feta, ou de cabra), nozes (ou outro fruto seco e/ou sementes), arandos vermelhos (ou alperces secos, passas…), azeitonas, tomate cherry, cenoura. As combinações são infindáveis. Como tempero pode colocar sal, pimenta e cominhos. Fica excelente com a combinação da laranja. Hoje poderá fazer de uma combinação, amanhã de outra. E assim todos os dias tem uma salada diferente.

Óptima solução para “enfrascar” e levar para qualquer lado.

2016-07-30 18.14.43

Saladas “Enfrascadas”

Ou seja, saladas dentro de frascos.

Super fáceis de fazer e muito práticas.

A nível visual são muito apelativas e mais uma vez podemos combinar sabores e texturas.

Excelente para aproveitamentos.

Sobrou frango ou hambúrgueres de carne ou de atum?

Enfrasque a ideia! Pegue numa combinação que lhe apeteça das ideias que dei acima e faça camadas.

Na hora de almoçar, é só ter uma taça e verter todo o seu conteúdo e desfrutar.

Não sobrou comida do dia anterior? Não tem problema.

Faça à mesma a salada e coloque atum em lata.

Pode fazer no dia anterior à noite e colocar no frigorífico e está pronto a levar no dia seguinte! Conserva muito bem dentro de um frasco fechado hermeticamente.

Muito apelativa, pois os nossos olhos também comem.

Dicas:

Só tem que ter atenção à ordem de colocar as coisas dentro do frasco.

Não coloque ingredientes que possam ficar moles junto de ingredientes húmidos, por exemplo, as nozes têm que ser as últimas coisas a entrar no frasco.

Na base do frasco tem que colocar sempre o mais pesado, tipo grão, feijão frade, massa cozida…

Se quiser molho faça um molho de iogurte simples em vez de adicionar maionese e coloque sempre junto ao seu acompanhamento (grão, feijão, massa…)

2016-03-12 21.05.14

Saladas4

Perdeu a semana passada? Siga no meu site toda a informação – www.chezsonia.pt e veja mais ideias.

Não perca a rubrica “Entre Tachos & Panelas” da próxima semana! Vamos continuar a dar mais ideias e receitas de marmitas fáceis de confeccionar e snacks para ter sempre à mão.

Veja a Parte I e a Parte III.

Edições anteriores da Rubrica “Entre Tachos & Panelas”:

Entre neste link e seleccione o separador “Jornal”.

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Comentários

0 Comments

Add a comment

Newsletter

Receba novidades no seu email! Grátis :)